sábado, 15 de outubro de 2011

MUITO PRAZER, SOU PROFESSORA!
Edina Fialho Machado
Aos Professores e Professoras, que assim como eu, e apesar de todas as contingências e do descaso do poder público com as nossas condições de trabalho, ainda acreditam no valor de nossa profissão, e conseguem fazer a diferença na busca da reinvenção do pensamento, de si mesmo, do outro, e da construção de um mundo melhor para todos, PARABÉNS POR SER PROFESSOR(A).
O que faz com que amemos nossa profissão?… Para mim existem vários motivos, entre eles, destaco a nossa identificação com aquilo que fazemos, além de muita paixão, e de abertura para lidar com a complexidade e a incerteza que a profissão docente exige.
Acredito que ser Professora é uma profissão que jamais poderá estar desatrelada de minha opção pessoal, afinal, ser Professor é uma questão ” umbilical”, que deve ser motivado por um sentimento que vem das raízes, mas que também pode ser descoberto e alimentado permanentemente.
Ser Professora é poder contribuir com a realização de sonhos, é desvendar segredos, revelações… Ser Professor é poder influenciar, formar opinião, construir e desconstruir valores. É lutar contra a barbárie, e principalmente, colaborar para a construção de uma sociedade melhor para todos e todas, é ser humano além de ajudar a humanizar.
Eu adoro ser Professora, porque estabeleço relações com os sujeitos que trabalho, e os respeito na condição de pessoas e de alunos; gosto de ser Professora porque me realizo como profissional e ser humano; porque descubro coisas, saberes, seres humanos em processo.
Gosto de ser Professora porque ensino e aprendo coletivamente; porque ainda me emociono com uma pequena descoberta, com um avanço ou dificuldade no aprendizado, que se manifestam em forma de conceitos, de procedimentos ou de atitudes. Gosto de ser professora, porque estabeleço uma relação afetuosa com os sujeitos desse processo.
Amo ser Professora, porque me renovo permanentemente, porque aprendo com os diferentes, porque respeito e me sinto respeitada pelos alunos e colegas de profissão. Porque, na condição de Professora não me permito envelhecer e nem estagnar, mas me reinvento a cada instante, porque tenho projetos a realizar na construção de uma sociedade planetária melhor para todos e todas.
Com meu carinho especial, aos Professores encantadores que passaram em minha vida, e aumentaram minhas incertezas, alimentaram meus sonhos, corrigiram meus erros, levaram um pouco de mim, e deixaram um pouco deles em mim. Agradeço a vocês por existirem, e tornarem a profissão docente, algo digno de se ter e de Ser.
PS: com o meu repúdio as ações do governo do Estado do Pará pelo descaso com os professores e com a educação pública.
Belém, 15 de outubro de 2011
FELIZ VIDA DE PROFESSOR(A)!
 ( diário de um educador )

Nenhum comentário:

Postar um comentário