sexta-feira, 8 de abril de 2011

PORQUE A CSD?

A CUT Socialista e Democrática – CSD nasce em 2002 para contribuir com o esforço coletivo de tornar o sindicalismo cutista uma ferramenta mais eficaz na nova fase da luta de classes reunindo militantes sindicais, homens e mulheres, de diferentes gerações e etnias, de diversas categorias e dos vários estados do país que buscam resgatar o sentido mais profundo da palavra militância. Pessoas que sentem e agem como parte de um amplo movimento de transformação da sociedade, maior que o próprio o movimento sindical. Lutadores e lutadoras sociais que assumem a política como espaço e tempo para fazer a história. É oriunda do movimento CUT pela Base (1986-1992) e da Alternativa Sindical Socialista - ASS (1999-2001), expressão de uma aposta na radicalização da democracia no sindicalismo cutista e no protagonismo da Central na disputa política e ideológica na sociedade.
Então, o lançamento da corrente CUT Socialista e Democrática é uma intervenção de militantes cutistas no processo de superação da insuficiência da elaboração e dos impasses político-organizativos vividos pelo sindicalismo cutista.
   A CUT Socialista e Democrática aspira a ser o espaço democrático, criativo, dos e das militantes que vêem o movimento sindical como parte do movimento mais amplo de emancipação da humanidade e que identificam a necessidade de responder aos desafios que estão postos nas lutas sociais.
No seu nome estampamos três compromissos que nos orientam: o da construção da CUT, como ferramenta sindical da classe trabalhadora brasileira; o socialismo como projeto histórico e elemento que deve orientar estrategicamente a ação política da Central; a democracia como elemento central da construção das organizações dos trabalhadores e trabalhadoras

Nenhum comentário:

Postar um comentário